segunda-feira, 19 de março de 2012

Nelson Rodrigues, 100 anos.




Jornal do Brasil - 11.01.2012 - Antonio Campos - Nelson Rodrigues é uma das maiores representações do teatro nacional, tendo sido boa parte dos seus textos transformada, também, em telenovelas e filmes. É uma figura essencial para a compreensão do ser humano, do Brasil, e da nossa rica cena teatral. Ele será homenageado na Fliporto 2012. Ele terá também a homenagem da sua terra natal.

Pernambucano considerado um dos maiores escritores de teatro do Brasil, Nelson Rodrigues, se vivo, completaria, este ano, 100 anos de idade e de genialidade. Um homem defensor da teoria de que “toda unanimidade é burra” cujo trabalho agradou a muitos, e continua a fazer sucesso dentro e fora do seu país de origem. “Vestido de Noiva”, “O Casamento”, “A Serpente” e “O Beijo no Asfalto” são alguns dos ilustres trabalhos do dramaturgo, jornalista e escritor brasileiro, além de “A mulher sem pecado”, a sua primeira peça. O recifense consagrou-se como o grande representante da literatura teatral do seu tempo, vigorando até os dias atuais.

Assim ele se definia: “Sou um menino que vê o amor pelo buraco da fechadura. Nunca fui outra coisa. Nasci menino, hei de morrer menino. E o buraco da fechadura é, realmente, a minha ótica de ficcionista. Sou (e sempre fui) um anjo pornográfico (desde menino)”. O erotismo fez-se presente em boa parte das suas obras, mostrando ao Brasil e ao mundo um Nelson Rodrigues realista e contemporâneo, apesar de suas peças, muitas vezes, terem sido taxadas de obscenas e imorais. Nelson, no entanto, mostrou-se íntimo da nudez humana, interpretando-a de maneira inigualável.


Fonte: amigosdolivro.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário