segunda-feira, 12 de março de 2012

Escritório da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.


O Escritório da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Brasil, é um dos seis escritórios no exterior administrados pela Divisão de Operações no Exterior da Biblioteca do Congresso. Esses escritórios adquirem, catalogam, preservam e distribuem materiais de pesquisa de países de difícil aquisição pelos métodos convencionais.

O escritório no Rio de Janeiro coleta materiais do Brasil, Uruguai, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. O objetivo do escritório é enriquecer as coleções de pesquisa da Biblioteca do Congresso com o que há de melhor da produção bibliográfica desses países.

Foi inaugurado em 1966 como um escritório do Programa Nacional de Catalogação e Aquisição para suprir a Biblioteca do Congresso com publicações brasileiras. A responsabilidade pelo Uruguai foi acrescentada em 1986, o Programa de Aquisição Cooperativa foi iniciado em 1990, e a cobertura do Suriname, da Guiana e da Guiana Francesa a partir de 1997.

As publicações adquiridas incluem livros, jornais, revistas, folhetos, literatura de cordel, CDs, CD-ROMs, DVDs, mapas, cartazes e partituras musicais. Muitas publicações são compradas, mais um pouco mais da metade do total adquirido pelo escritório é proveniente do intercâmbio com cerca de 500 instituições.


Programa de Aquisição Cooperativa

Em 1990, a Biblioteca do Congresso estabeleceu o Programa de Aquisição Cooperativa no Escritório do Rio com a finalidade de adquirir periódicos brasileiros para bibliotecas participantes. Esse serviço oferece assinaturas de cerca de 300 títulos de periódicos - revistas acadêmicas, jornais e revistas - nas áreas de ciência política, ciência sociais, lingüística, literatura, administração, educação, ciência, história, cultura e direito, alem de cerca de 300 títulos de medicina.

Os periódicos oferecidos nesse programa são cuidadosamente selecionados, destacando-se pelo seu valor para pesquisa, disponibilidade comercial, confiabilidade e periodicidade. Em 1998, o Escritório passou a oferecer uma seleção CDs de música brasileira nas categorias música popular, folclórica (indígena, caipira, etc.) e clássica. Por um preço fixo a Biblioteca do Congresso/Rio fornece uma seleção de 10 a 90 CDs uma vez por ano.

Brazil’s Popular Groups (Movimentos Populares Brasileiros)

O Escritório do Rio tem se empenhado em colecionar folhetos, periódicos e cartazes impressos por diversas organizações e grupos populares brasileiros para fins de microfilmagem. Essa coleção seletiva torna acessível um conjunto de materiais de pesquisa primária, muitos não comercializados e de difícil aquisição, fundamentais para o estudo dos movimentos políticos e sociais de origem popular no Brasil. Essa documentação inclui boletins, jornais, relatórios, coleções de recortes, folhetos, resoluções de congressos, manuais educacionais, catálogos de publicações e cartazes. Geograficamente, todas as regiões do Brasil estão representadas nessa coleção.


A coleção BPG está organizada por assunto, em grandes tópicos, incluindo:

* Crianças e Jovens;
* Direitos Humanos e Direitos Civis;
* Educação e Comunicação;
* Grupos Étnicos: Negros, Índios e Outros;
* Homossexuais e Bissexuais;
* Mulheres e Feministas;
* Meio Ambiente e Ecologia;
* Organizações Religiosas, Grupos e Movimentos Ecumênicos;
* Partidos Políticos e Questões Políticos;
* Questões Urbanas;
* Reforma Agrária e Questões Fundiárias;
* Trabalho e Questões Trabalhistas.

Brazil’s Popular Groups: 1966-1986 foi idealizada com o objetivo de documentar os movimentos populares que surgiram com o final da ditadura militar e o advento da Nova República no Brasil, em 1985. A coleção retrospectiva de vinte anos foi seguida pelos suplementos 1987 – 1989, 1990 – 1992, e foi anualmente após esses períodos.

A Missão da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos

A missão da biblioteca é de disponibilizar seus recursos para o Congresso e o público americano em geral e manter e preservar um acervo universal de conhecimentos e criatividade para futuras gerações.

Programa de Intercâmbio de Publicações

Desde a abertura do escritório, o programa de intercâmbio tem sido parte integrante de suas atividades de aquisição. Esse serviço é vital para o fluxo de novos títulos, e assegura o recebimento de materiais de difícil aquisição. Atualmente mantemos permutas com mais de 500 instituições de pesquisa, organizações governamentais, universidades e bibliotecas públicas no Brasil, Uruguai, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.

O Escritório do Rio envia regularmente aos participantes desse programa listas de ofertas de publicações para intercâmbio, incluindo títulos em duplicata ou rejeitados, livros de referência, brasiliana, e títulos em espanhol. A Permuta é feita na base de peça por peça, mantendo-se um controle do intercâmbio com cada instituição.

Como contratar o escritório do Rio de Janeiro:

No Brasil:
Escritório da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos
Consulado Geral dos Estados Unidos da América
Av. Presidente Wilson, 147 - 3º andar
20030-020 – Rio de Janeiro, RJ – Brasil
Telefone: (21) 3823-2320
Fax: (21) 3823-2333
E-mail: locrio@loc.gov

Dos EUA e outros países:
Library of Congress Office, Rio de Janeiro
AmConGen-Rio, Unit 3501
APO, AA 34030 USA
Telefone: (55-21) 3823-2320
Fax: (55-21) 3823-2333
E-mail: locrio@loc.gov


Fonte: amigosdolivro.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário