sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Teatro e cidadania.


Lucila Cano

Colunista especialista em temas relacionados ao 3º setor;
assumiu a coluna em 9/4/2010





Desde o dia 18 e até 28 de agosto, a ONG Estação da Luz leva à população de Fortaleza e de mais 11 municípios cearenses a 9ª. Mostra de Teatro Transcendental, que atingiu mais de 180 mil espectadores nas edições anteriores e somou números expressivos: arrecadação de cerca de R$ 530 mil e 77,2 toneladas de alimentos; mais de 5.300 livros doados; 47 entidades beneficiadas.

A mostra é um modelo de atividade cultural que integra responsabilidade social e solidariedade e chega a diferentes públicos. Amplia o acesso das plateias locais a produções teatrais de outros estados e valoriza o intercâmbio cultural no País. Neste ano apresentam-se companhias do Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Há ainda o estímulo para que a comunidade se envolva com causas sociais relevantes. Doação de sangue e apresentação de peças para detentos são dois diferenciais da edição de 2011.


Homenagens e parcerias

Sathya Sai Baba, morto aos 84 anos em 24 de abril deste ano, é homenageado pela mostra. O pacifista indiano se destacou pela criação de um método educacional concentrado nos valores universais da verdade, retidão, paz, amor e não violência.

O professor exerce papel essencial nessa educação que visa a formação do caráter e deve estar bem preparado para isso. É de Sathya Sai Baba a frase: “O exemplo, e não o preceito, é a melhor ajuda para o ensino”.

Outra homenagem, a Comenda Madre Tereza de Calcutá, reconhece personalidades ou instituições que trabalham em prol de valores positivos. Em 2011, ela premia Irmã Conceição, que cuida da recuperação de crianças e adolescentes portadores de câncer no Lar Amigos de Jesus, em Fortaleza.

A mostra cresce por meio de parcerias. O Hemoce (Hemocentro do Ceará) participa como agente e beneficiário. Em sua sede é possível trocar alimentos não perecíveis e livros não didáticos por ingressos para os espetáculos. Em um shopping center de Fortaleza foi montado um posto de coleta de sangue para o hemocentro.

Outra parceria foi firmada com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus). Ela viabiliza, pela primeira vez, a exibição de peças teatrais em duas unidades penais: o Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa e o Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II.

Um convênio entre a Estação da Luz e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) envolve mais de 533 mil estudantes da rede pública estadual no concurso de redação cujo tema é “Renovando atitudes – Mude você e transforme o mundo”. O vencedor ganhará um computador e sua redação será divulgada pela Agência da Boa Notícia e pelo site da mostra. A escola e o professor do aluno vencedor serão homenageados.




Conteúdo selecionado e doações

As peças deste ano são: “O Advogado de Deus” (SP), baseada em obra de Zíbia Gasparetto e que aborda o conflito entre gerações, a ética na política e nos relacionamentos pessoais e profissionais; “Porto Amor” (MG), infantil que utiliza linguagem circense e mostra os bastidores de um grupo de atores adolescentes que preparam uma peça teatral; “O Auto da Terra do Pé Rachado” (CE), que mergulha na cultura popular nordestina e adota a linguagem de literatura de cordel; “Joana de Cuza e Maria de Magdala” (CE), que enfoca a participação feminina na consolidação do Cristianismo;“Na Praça dos Girassóis” (RJ), comédia musical que conta a história do intercâmbio entre vivos e mortos; “Piedade” (RJ), um hipotético encontro póstumo das três figuras centrais do crime ocorrido em 1909 e que levou à morte Euclides da Cunha, escritor de
Os Sertões, pelas mãos do amante de sua esposa; e “Judas” (RS), com a criação de atmosfera que se assemelha a um tribunal, onde o público é o júri.

Os alimentos arrecadados serão doados a seis instituições: quatro de Fortaleza, uma de Maranguape e uma de Horizonte. Os livros serão doados à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), que os distribuirá para as bibliotecas públicas do Estado.

Para saber mais da mostra, acesse: www.teatrotranscendental.com

* Homenagem a Engel Paschoal (7/11/1945 a 31/3/2010), jornalista e escritor, criador desta coluna.


Fonte: educacao.uol.com.br/colunas


Nenhum comentário:

Postar um comentário