O dia foi diferente para os alunos da Rede Pública Estadual de Ensino nesta quinta-feira, 12. As salas de aula se transformaram em espaço de lazer para alunos, professores, pais e a comunidade em geral, que juntos comemoraram o Dia do Estudante. Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Ruy Paranatinga Barata, uma vasta programação que incluiu vacinação, oficinas de corte de cabelo, manicure, arte com garrafas pet, violão e até aulas de muay thai marcaram a data.
O Rapel foi uma das atividades mais inusitadas realizadas pela direção da 1ª Unidade “Seduc na Escola” (1ª USE). Com o apoio do Corpo de Bombeiros, o esporte radical foi a atração do dia. “Quando eu soube que iria ter rapel, eu fiquei animado para participar, mas pensei que ia ficar com medo. Na hora, eu não olhei pra baixo e nem deu medo”, conta o aluno Matheus Costa, de 13 anos.
Até a gestora da 1ª USE, Lucinete Albarado, não resistiu e usufruiu do esporte radical. “Essa interação com o aluno é muito importante. Nosso objetivo é reunir alunos, professores, pais e com essa união diminuir os índices de violência e marginalidade, fazendo com que o estudante tenha amor à escola”, destacou a gestora. A escola tem cerca de 1.800 alunos com idades entre 6 e 60 anos. “Queremos envolver e trazer a família do estudante para dentro da escola e estreitar o laço pedagógico e afetivo”, completa a diretora da escola, Lea Gomes de Miranda.
Além das atividades recreativas e esportivas, como tênis de mesa, dominó e xadrez, o grupo de Hip Hop formado por alunos do Projeto Escola Aberta, desenvolvido na escola aos sábados, fez uma apresentação e empolgou os alunos. A direção da unidade de ensino também promoveu um concurso para eleger o mister e a miss do colégio. Todos os concorrentes foram premiados com medalhas, em especial dois meninos com história de vidas parecidas. Um deles é Anderson Silva, de 8 anos, aluno do 2º ano. Sua paralisia cerebral não o impede de participar das atividades e ele não falta a um só dia na escola. “Eu gosto muito de estudar e quando eu crescer quero ser policial para defender as pessoas”.
A mãe de Anderson também participou das atividades na escola acompanhando o filho. “Ele não teve nenhuma dificuldade para se adaptar na escola, todos aqui gostam muito dele”, disse Maria de Fátima Silva. Outro aluno com necessidades especiais é Jorge Luís Almeida de 17 anos. Para ele, que adora esportes e até pratica natação, as atividades de hoje só fazem unir ainda mais a comunidade e a escola. “Eu quero ser jornalista esportivo”.
A Escola Estadual Antônio Moreira Junior, que faz parte da Use 1, também participou das atividades na escola Ruy Paranatinga. A programação se estendeu até o meio-dia, encerrando com uma macarronada para os participantes.Já na Escola Estadual de Ensino Médio Zacharias de Assumpção, no bairro do Guamá, os alunos tiveram a liberdade de criar suas atividades e fizeram várias apresentações de dança. Eles formaram grupos de Break Dance, Funk e até uma Banda de Rock. “Hoje é o dia deles, eles estão vindo espontaneamente pedindo para se apresentar”, conta a diretora da escola Ermita Machado Rodrigues, que assumiu a direção da unidade no final de junho. “Estamos trabalhando para responder de forma positiva à violência nas escolas. Aqui nós apresentamos filmes e propomos palestras para informar os alunos”.
Entre as várias atrações da comemoração do dia do estudante, o aluno Wenden Bezerra de 18 anos fez uma apresentação imitando o cantor Michael Jackson. “Eu sou fã recente, só conheci suas músicas depois que ele morreu”. Essa foi a segunda vez que Wenden fez o cover do cantor. “Essa programação de hoje aumenta ainda mais a união entre professores, alunos e direção”, avalia ele, que irá prestar vestibular no ano que vem para direito. “Quero ser delegado da Polícia Federal”.
Para a gestora da 7ª USE, Carmem Rodrigues de Souza, o foco da comemoração foi o incentivo ao amor e ao respeito dentro e fora das escolas. “Nosso tema gerador é a cultura do amor. Essas atividades lúdicas são essenciais e aproximam o aluno, e com certeza melhora o aprendizado deles”. A programação ocorre durante todo o dia, nas quinze escolas da USE. O Dia do Estudante foi instituído no ano de 1927, 100 anos após a criação, por D. Pedro I, do curso de direito e ciências sociais no Brasil.
Fonte: Elyne Santiago - Ascom Seduc e www.agenciapara.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário