terça-feira, 27 de outubro de 2009

Filósofo e escritor brasileiro(Pará)






Para comemorar os 80 anos do crítico literário e filósofo paraense, professor Benedito José Vianna da Costa Nunes, a Universidade da Amazônia realiza uma programação especial até novembro. O primeiro evento será a concessão, pelo CONSUN - Conselho Superior Universitário do título de Doutor 'Honoris Causa' a Benedito Nunes, nesta sexta-feira (23).
A condecoração máxima que a Unama oferece a uma personalidade é o título de Doutor “Honoris Causa”, que será concedido a Benedito Nunes. Segundo a professora Célia Jacob, coordenadora do Curso de Letras da Unama, motivos não faltam para ele receber o título: “Além de suas publicações e a sua vasta obra, a sua conduta ética e a relevância de sua participação na construção de uma sociedade mais humana é exemplar”, afirma Célia. Por ocasião da condecoração, o Núcleo Cultural da Unama abre a exposição “Benedito Nunes - 80 anos de sabedoria”, na galeria de Arte Graça Landeira.
As comemorações continuam depois do título. A Unama junta-se ao Centro de Cultura e Formação Cristã, na homenagem ao professor, ao apoiar e sediar o Congresso Benedito Nunes – pensador brasileiro, que acontece de 25 a 27 de novembro. O objetivo do congresso é debater a obra, tanto no âmbito da crítica literária quanto no da reflexão filosófica, dado que a melhor maneira de se homenagear um pensador é o estudo das suas idéias. Palestras, cursos, mesas redondas e lançamentos de livros e da Revista Asas da Palavra”, dedicado ao filósofo, fazem parte da programação. Professores de vários cantos do Brasil foram convidados para participar do encontro, que é aberto ao público.
Benedito Nunes – O professor, filósofo, crítico e ensaísta Benedito Nunes define seu trabalho como 'um tipo mestiço das duas espécies, a filosofia e a literatura'. Nunes se classifica como 'um autodidata e eterno aprendiz, sempre em busca de novos olhares'. Durante sua carreira, especializou-se em analisar obras de grandes escritores, como Clarice Lispector, João Cabral de Melo Neto, Guimarães Rosa, Fernando Pessoa, Jean-Paul Sartre e Martin Heidegger. Próximo dos seus 80 anos, o crítico já leu mais de 5 mil livros. Muitos fazem parte da sua biblioteca, organizada em 5 cômodos da sua casa na Travessa da Estrela, no Marco. Conhecer uma biblioteca como a de Benedito Nunes é oportunidade rara e quem a consegue há de comprovar.
Entre suas obras: O Mundo de Clarice Lispector (1966); Poesia de Mário Faustino (1966); Farias Brito: Trovas Escolhidas (1967); O Dorso do Tigre (1969); Leitura de Clarice Lispector (1973); Oswald Canibal (1978); O Livro do Seminário (1983); Passagem para o Poético: Filosofia e Poesia em Heidegger (1986); O Tempo na Narrativa (1988); A Paixão Segundo GH/ Clarice Lispector (1988); O Drama da Linguagem: uma Leitura de Clarice Lispector (1989); O Crivo de Papel (1999) e Hermenêutica e Poesia — O Pensamento Poético (1999).


Serviço: Entrega do título Doutor “Honoris Causa” ao professor Benedito Nunes, nesta sexta-feira, dia 23 de outubro, às 18h, no Auditório “David Mufarrej”, campus Alcindo Cacela.
- Exposição “Benedito Nunes - 80 anos de sabedoria”, na galeria de Arte Graça Landeira, a partir desta sexta-feira, dia 23 de outubro.
- “Congresso Benedito Nunes – pensador brasileiro”, de 25 a 27 de novembro, no Auditório David Muffarej da Unama.
Fonte: Portal - ORM.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário