quarta-feira, 18 de julho de 2012

Porque fazer orçamento antes de comprar não dá certo.



Essa parece vinda da série “anticonselhos”, mas, na verdade, pode lhe fazer um grande favor, e um que você vai amar: economizar dinheiro.

Você provavelmente nunca sonhou em ouvir que, quando você quer comprar algo, é melhor não fazer orçamento, ou seja, não comparar preços.

O quê?

Isso mesmo. Segundo um novo estudo de Jeffrey Larson, da Universidade Brigham Young (EUA) e Ryan Hamilton, da Universidade Emory (EUA), publicado no periódico Journal of Marketing Research, ao fazer compras – de uma caneta até um novo televisor -, os consumidores que definem um gasto máximo gastam mais do que os não fazem isso.

Ou seja, fazer um orçamento – impor um limite de gastos – nem sempre lhe faz economizar dinheiro, mas sim faz você pagar mais caro pelas coisas.

A ciência provou a ideia em um experimento: dois grupos de consumidores tinham que comprar canetas. A metade que tinha um orçamento no geral pagou mais caro nas canetas do que a metade que não estabeleceu um limite de gastos.

Em números, 60% dos que tinham um orçamento gastaram mais de 99 centavos de dólares (cerca de R$ 2) no produto, contra 38% dos que não tinham um orçamento.

Por quê? Segundo os cientistas, quando as pessoas definem um orçamento, elas tendem a se concentrar em uma faixa mais estreita de produtos. Sendo assim, pequenas diferenças parecem maiores, e isso pode resultar em aumento dos gastos.

Quando você não tem um orçamento definido, analisa mais as qualidades gerais dos produtos, e acaba julgando melhor o que está disposto a gastar por ele, e isso, sim, pode resultar em menos gastos.

A dica então é: escolher um produto e olhar para uma ampla gama de atributos, em vez de se concentrar em definir um preço máximo para ele. Por exemplo, ao procurar por uma televisão de 42 polegadas, se concentre em todas as TVs de 42 polegadas em vez de apenas aquelas que se enquadram na sua faixa de preço. A ciência garante: isso pode lhe economizar um dinheirinho.


Fonte: http://hypescience.com


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