quarta-feira, 10 de março de 2010

Curitiba versos Livros








Shopping promove Biblioteca 2.0 para incentivo à leitura em Curitiba

O Shopping Omar lança, esta semana, um projeto inédito em shoppings na capital paranaense para fomentar a leitura. O projeto, iniciativa de alunos da Faculdades Fesp em parceira com o Shopping Omar, está alinhado a um dos pontos de responsabilidade social: o acesso à cultura e informação. A proposta é que as pessoas sejam os agentes de disseminação de cultura e utilizem o shopping como ponto de encontro.

Uma Biblioteca Colaborativa será instalada no Shopping, junto a um espaço para leitura. “Não podemos deixar a leitura de livros ficar esquecidas com o advento dos computadores e outras tecnologias. A biblioteca colaborativa pode despertar hábito de leitura e uma oportunidade de facilitar a troca de conhecimento”, afirma Madalena Kriwouruska, administradora do Shopping Omar.

Outro ponto que torna interessante o projeto, tem a ver com seu público, que além de famílias frequentarem o local e adultos jovens, “o shopping está instalado em uma região de grande circulação de adolescentes, por causa de cursos pré-vestibulares e o incentivo à leitura é essencial para formarmos cidadãos mais conscientes e éticos ”, enfatiza Ivo Iran, diretor de Marketing do Shopping Omar.

CONCEITO - O modelo pode ser visto em outros países e também em algumas localidades no Brasil. Mas, é a primeira vez que é instalado em um shopping em Curitiba. A lógica é importada do conceito da chamada Web 2.0, a nova fase da Internet utilizada para mobilizar, envolver, trazer para a participação diferentes tipos de pessoas, colaborando para gerar conhecimento.

Mas, fora do “virtual” pouco se vê este tipo de participação efetiva. Por isso, a iniciativa tem o objetivo de promover essa consciência de participação no mundo “real”, com a troca de informações e, principalmente, o incentivo à leitura. Este saudável hábito pode promover momentos de reflexão, desenvolvimento de senso crítico, melhora no vocabulário, além de auxiliar na memória, para citar alguns dos benefícios que o consumo de livros pode trazer ao leitor-colaborativo.

Uma proposta semelhante pode ser vista em Brasília-DF, com o açougue cultural T-Bone. Uma mistura de alimento para o corpo e para a alma. O fundador foi Luiz Amorim, um apaixonado por livros e que resolveu unir seu ofício: vender carnes, com sua paixão: ler livros. De acordo com o site oficial desse projeto, o “Açougue Cultural T-Bone comemorou dez anos da Noite Cultural T-Bone, um projeto que é referência cultural de Brasília, inclusive, faz parte do Calendário Cultural Oficial do Distrito Federal e tem público de aproximadamente oito mil pessoas.”

EMPRÉSTIMO – No Shopping Omar as regras são simples. Os livros ficam disponíveis numa estante instalada no primeiro piso do Shopping. Qualquer pessoa pode pegar uma obra literária, ler e depois devolver. Sem prazo, sem cobrança. Para isso, é solicitada a doação de outros livros que estão parados na casa de cada usuário da biblioteca para fazer circular o conhecimento. O horário de funcionamento da biblioteca é o mesmo do shopping. De Segunda à Sexta-Feira, das 09h30 às 20h e Sábados, das 09h30 às 18h. Outras informações, podem ser obtidas nos quiosques de Informações do Shopping Omar ou pelo telefone 41. 3016-3400. [arieta_fonseca@yahoo.com.br]

Fonte: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário