









Livro é um volume transportável, composto por páginas encadernadas, contendo texto manuscrito ou impresso e/ou imagens e que forma uma publicação unitária (ou foi concebido como tal) ou a parte principal de um trabalho literário, científico ou outro.
Em ciência da informação o livro é chamado monografia, para distingui-lo de outros tipos de publicação como revistas, periódicos, teses, tesauros, etc.
O livro é um produto intelectual e, como tal, encerra conhecimento e expressões individuais ou colectivas. Mas também é nos dias de hoje um produto de consumo, um bem e sendo assim a parte final de sua produção é realizada por meios industriais (impressão e distribuição). A tarefa de criar um conteúdo passível de ser transformado em livro é tarefa do autor. Já a produção dos livros, no que concerne a transformar os originais em um produto comercializável, é tarefa do editor, em geral contratado por uma editora. Outra função associada ao livro é a coleta e organização e indexação de coleções de livros, típica do bibliotecário. Finalmente, destaca-se também o livreiro cuja função principal é de disponibilizar os livros editados ao público em geral, vendendo-os nas livrarias generalistas ou de especialidade. Compete também ao livreiro todo o trabalho de pesquisa que vá ao encontro da vontade dos leitores.
Fonte: Wikipédia
"A leitura após certa idade distrai excessivamente o espírito humano das suas reflexões criadoras. Todo o homem que lê de mais e usa o cérebro de menos adquire a preguiça de pensar."
"A leitura engrandece a alma."
Voltaire"Qual Ioga, qual nada! A melhor ginástica respiratória que existe é a leitura, em voz alta, dos Lusíadas."
Mário Quintana"A leitura traz ao homem plenitude, o discurso segurança e a escrita exactidão."
Francis BaconViajar pela leitura
Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!
"A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados."
René Descartes[Leitura]
Se é proibido escrever nos monumentos, também deveria haver uma lei que proibisse escrever sobre Shakespeare e Camões.
"A maior parte do tempo de um escritor é passado na leitura, para depois escrever; uma pessoa revira metade de uma biblioteca para fazer um só livro."
Samuel JohnsonLeite, leitura
letras, literatura,
tudo o que passa,
tudo o que dura
tudo o que duramente passa
tudo o que passageiramente dura
tudo,tudo,tudo
não passa de caricatura
de você, minha amargura
de ver que viver não tem cura
"A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão."
Francis Bacon"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem."
Mário Quintana"De um autor inglês do saudoso século XIX: O verdadeiro gentleman compra sempre três exemplares de cada livro: um para ler, outro para guardar na estante e o último para dar de presente."
Mário Quintana"Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo."
Fernando PessoaTodas as ações para incentivar a prática da leitura entre os cidadãos de Nova Friburgo estão sendo incrementadas com a criação, inédita, da secretaria municipal específica. Ela foi institucionalizada em dezembro do ano passado, dentro do projeto de reforma administrativa do governo municipal aprovado pelos vereadores, e que entrou em vigor em 2010. Meses antes de sua criação, diversas práticas de leitura vinham sendo realizadas no município.
Data: 19 de fevereiro de 2010
Autor: Sheila Rezende
Categorias: notícias
Tags: ações de incentivo ao livro e à leitura, bibliotecas públicas, democratização do acesso ao livro, fundo de incentivo à leitura, fundo pró-leitura, incentivo à leitura, literatura, Plano Nacional do Livro e Leitura, políticas públicas
Fonte: blogs.cultura.gov.brO Shopping Omar lança, esta semana, um projeto inédito em shoppings na capital paranaense para fomentar a leitura. O projeto, iniciativa de alunos da Faculdades Fesp em parceira com o Shopping Omar, está alinhado a um dos pontos de responsabilidade social: o acesso à cultura e informação. A proposta é que as pessoas sejam os agentes de disseminação de cultura e utilizem o shopping como ponto de encontro.
Uma Biblioteca Colaborativa será instalada no Shopping, junto a um espaço para leitura. “Não podemos deixar a leitura de livros ficar esquecidas com o advento dos computadores e outras tecnologias. A biblioteca colaborativa pode despertar hábito de leitura e uma oportunidade de facilitar a troca de conhecimento”, afirma Madalena Kriwouruska, administradora do Shopping Omar.
Outro ponto que torna interessante o projeto, tem a ver com seu público, que além de famílias frequentarem o local e adultos jovens, “o shopping está instalado em uma região de grande circulação de adolescentes, por causa de cursos pré-vestibulares e o incentivo à leitura é essencial para formarmos cidadãos mais conscientes e éticos ”, enfatiza Ivo Iran, diretor de Marketing do Shopping Omar.
CONCEITO - O modelo pode ser visto em outros países e também em algumas localidades no Brasil. Mas, é a primeira vez que é instalado em um shopping em Curitiba. A lógica é importada do conceito da chamada Web 2.0, a nova fase da Internet utilizada para mobilizar, envolver, trazer para a participação diferentes tipos de pessoas, colaborando para gerar conhecimento.
Mas, fora do “virtual” pouco se vê este tipo de participação efetiva. Por isso, a iniciativa tem o objetivo de promover essa consciência de participação no mundo “real”, com a troca de informações e, principalmente, o incentivo à leitura. Este saudável hábito pode promover momentos de reflexão, desenvolvimento de senso crítico, melhora no vocabulário, além de auxiliar na memória, para citar alguns dos benefícios que o consumo de livros pode trazer ao leitor-colaborativo.
Uma proposta semelhante pode ser vista em Brasília-DF, com o açougue cultural T-Bone. Uma mistura de alimento para o corpo e para a alma. O fundador foi Luiz Amorim, um apaixonado por livros e que resolveu unir seu ofício: vender carnes, com sua paixão: ler livros. De acordo com o site oficial desse projeto, o “Açougue Cultural T-Bone comemorou dez anos da Noite Cultural T-Bone, um projeto que é referência cultural de Brasília, inclusive, faz parte do Calendário Cultural Oficial do Distrito Federal e tem público de aproximadamente oito mil pessoas.”
EMPRÉSTIMO – No Shopping Omar as regras são simples. Os livros ficam disponíveis numa estante instalada no primeiro piso do Shopping. Qualquer pessoa pode pegar uma obra literária, ler e depois devolver. Sem prazo, sem cobrança. Para isso, é solicitada a doação de outros livros que estão parados na casa de cada usuário da biblioteca para fazer circular o conhecimento. O horário de funcionamento da biblioteca é o mesmo do shopping. De Segunda à Sexta-Feira, das 09h30 às 20h e Sábados, das 09h30 às 18h. Outras informações, podem ser obtidas nos quiosques de Informações do Shopping Omar ou pelo telefone 41. 3016-3400. [arieta_fonseca@yahoo.com.br]
O Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) recebe, até 23 de março, propostas para cursos voltados à formação continuada, prioritariamente de professores e bibliotecários da rede pública, além de outros mediadores de leitura.
Para participar do processo seletivo os projetos deverão privilegiar uma das seguintes linhas de atuação: políticas públicas de incentivo à leitura e à escrita; apoio a bibliotecas comunitárias e escolares; e, preferencialmente, estímulo à leitura de obras da literatura brasileira.
Os cursos, com duração de 20 horas, serão desenvolvidos em 2010, na Casa da Leitura do Proler, no Rio de Janeiro, mesmo local para onde as propostas deverão ser encaminhadas (Rua Pereira da Silva, nº 86, Laranjeiras - CEP 22221-140).
O Proler é coordenado pela Fundação Biblioteca Nacional, instituição vinculada ao Ministério da Cultura (FBN/MinC). Saiba mais sobre a iniciativa: www.bn.br/proler.
(Texto: Sheila Rezende, Comunicação Social/MinC)
(Fonte: Assessoria de Imprensa da FBN/MinC)
Presidente da AMPQ
sede em Campinas SP.
Fone (019) 3325-2749
OSCIP
“Associação Mundial de Psico-amparo a Criança para Qualidade no Ensino”. Reg. 3.900 - sede a rua Dr. Alves do Banho nº 542,
Campinas SP. Fone (019) 3325-2749 cad@ampqcad.com Estatuto Social disponível no site www.ampqcad.com