terça-feira, 22 de dezembro de 2009

SALA DE LEITURA - PORTUGAL

-


Inaugurada em Março de 2007 dispondo apenas de um pequeno fundo documental, o crescimento da Sala de Leitura do CCB (Sala Jorge de Sena) foi rápido, tendo-se tornado um ponto de encontro, leitura e estudo.



O ano de 2008 fechou com 1.413 novos leitores, ou seja, mais do dobro das inscrições de 2007. Já no que respeita a ocupação efectiva, a Sala contou com 7.919 presenças nos 290 dias em que esteve aberta, o que representa uma taxa de ocupação anual de 82,40%.



O aumento da procura, que duplicou do primeiro para o segundo ano, fez com que fosse criado o sistema de empréstimo domiciliário, ao mesmo tempo que se aumentou a capacidade da Sala e alargou o seu horário de funcionamento.



Venha desfrutar deste espaço único e usufrua de um relaxante momento de leitura, ou, simplesmente, venha requisitar um livro para lhe fazer companhia em casa. Visite-nos e leia mais.



Horário de funcionamentoDe segunda a sexta 10:00 – 20:00Sábado 10:00 – 18:00Domingos e Feriados Encerrada


Encerra nos dias 24, 25, 26 e 31 de Dezembro, 1 e 2 de Janeiro de 2010.


saladeleitura@ccb.pt TEL: 213 612 408

A Sala possui 40 lugares sentados, destinados a leitura, quatro computadores no espaço Internet destinado aos leitores, e uma zona de leitura de jornais, de livre acesso.



A Fundação Centro Cultural de Belém (FCCB), reserva-se o direito de alterar o horário de funcionamento da Sala de Leitura sempre que a realização de ciclos culturais, e/ou outros eventos, assim o determinarem.




Fonte: www.ccb.pt

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Rádio MEC






A emissora nasceu em 7 de setembro de 1936, a partir de uma doação feita por Roquette-Pinto ao Ministério da Educação. Ao doar a pioneira Rádio Sociedade do Rio de Janeiro ao Governo Federal, o cientista exigiu que a emissora sempre mantivesse sua missão educativo-cultural.
Fonte: radiomec.com.br

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

INTERVENÇÃO em Belém





















































































































































































































































































































































































































































































CONFINTEA em Belém





































sábado, 5 de dezembro de 2009

CONFINTEA VI


Fonte: UNESCO.org

UNESCO lança coletânea literária voltada para Educação de Adultos

















Publicação reúne textos literários de autores consagrados como Mario Quintana, Carlos Drummond de Andrade e Clarice Lispector
Belém, 29/11/2009 - A UNESCO Brasil lançará no próximo dia 02 de dezembro, durante a Sexta Conferência Internacional de Educação de Adultos, CONFINTEA VI, "O Pequeno Livro das Grandes Emoções", uma coletânea de textos literários de diversos estilos escolhidos especialmente para os leitores jovens e adultos em processo de formação.
Preparada no âmbito da Década das Nações Unidas para a Alfabetização (2003-2012), a publicação reúne poemas, contos e letras de músicas de renomados escritores brasileiros, e tem como principal objetivo estimular o ato da leitura primordialmente entre adultos aprendizes. O livro, resultado de parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD, do Ministério da Educação, atende a uma demanda educacional por textos literários de leitura fácil e envolvente voltados para a aprendizagem de adultos.
A publicação será o principal instrumento de trabalho de uma oficina de leitura para alunos e professores de EJA de escolas públicas de Belém do Pará. Essa oficina, que acontecerá nos dias 02 e 03 de dezembro, no Centro de Estudos Supletivos Professor Luiz Otávio Pereira, faz parte da programação oficial da CONFINTEA VI, e será coordenada pela professora e escritora Maria Valéria Rezende, 2ª colocada no prêmio Jabuti de literatura em 2009.
O evento contará com a participação da Representante Especial da UNESCO para Alfabetização para o Desenvolvimento, a princesa Laurentien, da Holanda.
Fonte: UNESCO.org