domingo, 10 de abril de 2016

INDICAÇÃO DE LIVRO - TEORIA DA VIAGEM




Livro: Teoria da Viagem
Autor: Michel Onfray
Sugestão de preço: R$ 30.00


O conceito de viagem ainda faz sentido, num mundo on-line e globalizado? Michel Onfray, pensador francês hedonista, autor de diversos livros de divulgação de filosofia, defensor do ateísmo e da autonomia do pensamento e da vida, faz, em Teoria da viagem: poética da geografia, um elogio à arte de viajar. O viajante Onfray – para quem filosofar só é possível a partir de uma experiência autobiográfica – resgata os significados primeiros de se sair em busca do desconhecido. Remontando à história de Caim (agricultor, sedentário) e Abel (pastor, nômade), ele estabelece dois polos entre os quais todos oscilamos: nomadismo versus sedentarismo, e amor ao movimento versus paixão pelo imobilismo, pelo enraizamento. É sobre as experiências vividas sob o signo do nomadismo, do espírito da viagem que versa este volume de ensaios. Se por um lado, como afirma Onfray, o mundo resiste às tentativas de colocá-lo em palavras, neste manual da aventura ele recupera os estados de alma do viajante primordial e nos recorda uma lição ancestral: o aprendizado do mundo se dá ao mesmo tempo em que o aprendizado de nós mesmos. Como resultado, Teoria da viagem se oferece como um personalíssimo inventário de reflexões andarilhas, que têm a ver com memória, com amizade, com subjetividade, com perder-se, com a escolha de um destino. Graças ao estilo poético e informal que o tornou um dos filósofos mais lidos da contemporaneidade, Onfray atinge o pastor que há em todos nós. Após a leitura, este livro terá assegurado um lugar na bagagem – real ou afetiva – do leitor.
“Nós mesmos, eis a grande questão da viagem. Nós mesmos e nada mais. Ou pouco mais. Certamente há muitos pretextos, ocasiões e justificativas, mas em realidade só pegamos a estrada movidos pelo desejo de partir em nossa própria busca com o propósito, muito hipotético, de nos reencontrarmos ou, quem sabe, de nos encontrarmos. A volta ao planeta nem sempre é suficiente para obter esse encontro. Tampouco uma existência inteira, às vezes. Quantos desvios, e por quantos lugares, antes de nos sabermos em presença do que levanta um pouco o véu do ser!”

quinta-feira, 7 de abril de 2016

PRIMEIRA BIBLIOTECA DO BRASIL E DA AMÉRICA DO SUL.





Primeira biblioteca do Brasil e da América do Sul foi idealizada por Pedro Gomes Ferrão Castelo Branco, criada em ato solene no dia 13 de maio de 1811 e hoje funciona em um prédio situado no bairro dos Barris, em Salvador, Bahia. Inaugurada em 05 de novembro de 1970 com capacidade para armazenar 3.000.000 (três milhões) de volumes e, além das seções comuns a todas as bibliotecas, deve-se destacar a existência dos setores de Obras Raras e Valiosas, Braille, Áudio-visual e Mapoteca.
Visitação de Segunda-feira a Sábado das 8h às 19h.
Acesso para deficientes: Sim.

Fonte: Internet.