quinta-feira, 22 de setembro de 2011

NOVO SEBO.




Fotos: Hernany Fedasi.

LOCAL: Espaço da Palmeira
RUA: Castanhal - G42
Belém - Pará
COMPRA E VENDA: LIVROS, REVISTAS, CD'S E VINIS.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

LITERARUA!













Fotos: Hernany Fedasi.
hernany-fedasi.blogspot.com

Esses livros e revistas são deixados em vários pontos da cidade (Belém do Pará) para as pessoas levarem, com o intuito de incentivar a prática da leitura.



segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Feira do Livro em Belém do Pará.





XV Feira Pan-amazônica do Livro

De 2 a 11 de setembro acontece a XV Feira Pan-Amazônica do Livro. A poetisa Dulcinéa Paraense será homenageada na versão 2011 do evento que acontece no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, tendo a Itália como país convidado. A Feira Pan-Amazônica do Livro é uma realização do Governo do Estado do Pará e da Secretaria Especial de Promoção Social, por meio da Secretaria de Estado de Cultura - Secult. Com área total de exposição de quase cinco mil metros quadrados e 200 stands, a feira terá cerimônia de abertura com a presença confirmada do Governador Simão Jatene, do Embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francesca e da escritora homenageada, Dulcinéa Paraense. A Amazônia Jazz Band fará apresentação de músicas italianas. O secretário de Cultura conta um fato inusitado: o filósofo Benedito Nunes, em sua última semana de vida, no leito da Beneficente Portuguesa, foi consultado por Paulo Chaves Fernandes sobre três escritores indicados para ser o homenageado nesta edição. Em voz baixa, audível e sem titubear, disse: Dulcinéa Paraense. Dulcinéa Lobato Paraense nasceu em Belém, em 2 de janeiro de 1918. Atuou como jornalista e trabalhou na redação de O Estado do Pará e em Terra Imatura, além de manter coluna, como crítica de arte, na Folha do Norte. Poemas seus também foram publicados em outras revistas que, à época, circulavam na cidade.De forma artesanal, editou pequenos cadernos com sua obra, agrupada em grupos de poemas: Semeadura de versos e de sonhos, Momentos íntimos, Dez cenas brasileiras, Flor revelada, Mística, Momentos e Estrela de vidro. Radicada no Rio de Janeiro, completou, em janeiro último, 93 anos e só agora, como homenageada da Feira, terá sua obra editada em livro, a ser lançado pela Secult durante o evento.

O livro

A Secretaria de Cultura criou, há quinze anos, a Feira Pan-Amazônica do Livro, que ocorre anualmente em Belém durante dez dias e, durante o ano, acontece em vários municípios do estado com os Salões do Livro e o Sarau Literário. A Feira foi criada para atender a necessidade de acesso as obras literárias, uma vez que dados do IBGE mostram que ainda há uma certa dificuldade ao acesso ao livro e afirma que isto ocorre por vários fatores entre eles: o preço acima do poder aquisitivo de grande parte da população; a falta do hábito de ler; a deficiência de ofertas de salas de leitura; bibliotecas com acervos desatualizados e pouco atraentes e a insuficiência de mediadores de leitura. A Secult, em parceria com as prefeituras e secretarias de cultura dos municípios paraenses, organiza o Salão do Livro, que alcança as cidades da circunvizinhança, atingindo estudantes, professores e comunidade em geral com oficinas, palestras, saraus, bate-papo com autores, lançamentos de livros e programação cultural. No Sarau Literário, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação - Seduc, a Pan-Amazônica homenageia um escritor paraense com programação literária e presença de palestrantes especialistas no assunto, oferecendo espetáculo de música ou teatro voltado para o tema. A Feira do Livro também valoriza o papel do professor, oferecendo um beneficio para compra de livros por meio do Cred-livro. É a oportunidade para os discentes adquirirem obras neste período de dez dias, contribuindo desse modo para o crescimento e desenvolvimento intelectual dos profissionais por meio do acesso aos bens culturais regionais, nacionais e universais, valorizando o hábito da leitura.

Programação

Considerada uma das feiras literárias mais importantes do País, a Pan-amazônica apresenta um crescimento anual de 15%, tanto em área, quanto em público e volume de vendas. A partir da literatura, o evento desenvolve uma série de atividades paralelas, como oficinas, cursos, cinema, teatro, música, fotografia, em programação sedutora que atrai um público diversificado, assim como estudantes e comunidade em geral, para o mundo do imaginário, do lazer e do entretenimento, da cultura e da educação. Nesta edição, a Feira faz homenagem especial à cultura italiana, unindo-se, assim, o Governo do Estado do Pará ao Momento Itália Brasil, comemorado este ano.

Itália

A Itália, suas criações literárias, o cinema e a música, serão apresentados na Feira Pan-Amazônica do Livro em 2011, com a presença de convidados italianos. A influência Italiana na cultura paraense e no cotidiano da cidade pode ser percebida principalmente em seus prédios históricos, em sua maioria, projetados e construídos por Antonio Landi. Landi assina obras como a Catedral de Belém, a Casa das Onze Janelas, assim como as Igrejas de Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora dos Homens Pretos, de São João Batista e de Santana. É dele também o Palácio dos Governadores, hoje Museu Histórico do Estado do Pará. Todo esse crescimento aconteceu durante o século XVIII. Mas as marcas são tão profundas que Belém celebra até hoje. No século seguinte, no áureo período da borracha, a imigração italiana chega ao seu auge na Amazônia.


Fonte: feiradolivro.pa.govv.br