sábado, 30 de julho de 2011

Conhecer para entender!











Fotos: Google

IX PALAVRAS ANDARILHAS - Beja - Leitura nas ruas

História do Cinema - parte 1 (mudo)

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ler - Luís Fernando Veríssimo

Incentivo a leitura

Incentivo à Leitura

Ariano Suassuna



Romancista e teatrólogo, Ariano Suassuna nasceu a 16/06/1927, na então cidade da Paraíba, atualmente denominada João Pessoa, capital do Estado da Paraíba. Filho de João Suassuna (governador da Paraíba entre 1924/28), viveu o ano de 1929, com a família, na Fazenda Acauhan, no sertão do Estado.

Em 1930, quando episódios políticos resultaram na morte do governador João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque (assassinado por João Dantas que era primo da mãe de Ariano), ele teve que abandonar, com a família, a Paraíba e foi morar no município de Paulista, PE.

Na cidade de Paulista, os Suassuna tomaram conhecimento do assassinato (no Rio de Janeiro, a 09/10/1930) de João Suassuna (como represália à morte de João Pessoa) e o órfão Ariano retomou, com a família, a peregrinação, fugindo dos conflitos políticos: voltou à Fazenda Acauhan e, em 1932, foi morar na Fazenda Saco, também sertão paraibano.

Em 1933, mais uma correria: vai, com a família, morar no município de Taperoá, interior paraibano. Adolescente, em 1942 Ariano Suassuna muda-se para o Recife, onde passaria o residir definitivamente.

Foi no Recife que Ariano conclui o curso ginasial (Colégio Americano Batista) e o colegial (Ginásio Pernambucano e Colégio Oswaldo Cruz) e formou-se em Direito (1950) e em Filosofia (1960).

Iniciou a carreira literária escrevendo poesias aos 16 anos de idade. Em 1950, contraiu tuberculose e ficou dois anos acamado; quando recuperou a saúde, tentou seguir a carreira de advogado mas, não obtendo sucesso, tornou-se diretor do Teatro do SESI. Em 1956 assumiu a cadeira de professor de Estética na Universidade Federal de Pernambuco.

Publicou sua primeira peça teatral ("Uma Mulher Vestida de Sol") em 1947. Outras peças de teatro: "Cantam as Harpas de Sião" (1948, reescrita sob o título "O Desertar de Princesas"); "Auto de João da Cruz" (1950); "Auto da Compadecida" (1955); "O Santo e a Porca - O Casamento Suspeitoso" (1957); "A Pena e a Lei" (1959); "A Farsa da Boa Preguiça" (1960); "A Caseira e a Catarina" (1961).

Com o romance "A Pedra do Reino" (1971) conquistou o Prêmio Nacional de Ficção, do Instituto Nacional do Livro. Foi, também, diretor do Departamento de Extensão Cultural da Universidade Federal de Pernambuco; secretário de Educação e Cultura da prefeitura do Recife e membro do Conselho Federal de Cultura.

Com outros intelectuais, fundou o Teatro Popular do Nordeste (TPN) e o Movimento de Cultura Popular (MCP) ambos no Recife. Em 1970, foi o idealizador do Movimento Armorial, criado no Recife com a proposta de "realizar uma arte erudita brasileira a partir das raízes populares da nossa cultura".

Foi Secretário de Cultura de Pernambuco durante o terceiro governo de Miguel Arraes, 1995/98.

Bibliografia

Romance:
"O Sedutor do Sertão" (1962 - inédito); "A Pedra do Reino", José Olympio Editora, 1971; "A História do Rei Degolado nas Caatingas do Sertão - Ao Sol da Onça Caetana", José Olympio Editora, 1976; "A História de Amor de Fernando e Isaura", Edições Bagaço, 1994.

Teatro:
"Uma Mulher Vestida de Sol", Editora da UFPE, 1947; "O Desertor de Princesa", 1948, inédita; "Os Homens de Barro", 1949, inédita; "Auto de João da Cruz", 1950, inédita; "Torturas de Um Coração", 1951, inédita; "O Arco Desolado", 1952, inédita; "O Castigo da Soberba", seleta em prosa e verso, 1953; "O Rico Avarento", seleta em prosa e verso; "O Auto da Compadecida", 1955, Editora Agir; "O Casamento Suspeitoso", José Olympio Editora, 1957; "O Santo e a Porca", José Olympio Editora, 1957; "O Homem da Vaca e o Poder da Fortuna", seleta em prosa e verso, 1958; "A Pena e a Lei", Editora Agir, 1959; "Farsa da Boa Preguiça", José Olympio Editora, 1960; "As Cochambranças de Quaderna", inédita, 1988; "A História de Amor de Romeu e Julieta", inédita, 1996.


Fonte: Google

Indicação de leitura


Deepak Chopra, (Hindi: दीपक चोपड़ा; 22 de Outubro de 1946) nasceu na Índia onde se formou em medicina pela universidade de Nova Deli. Especialista em endocrinologia, exerce a profissão desde 1971, onde chefiou a equipe do New England Memorial Hospital. Em 1985, fundou a Associação Americana de Medicina Védica. Em 1993 muda-se para S. Diego e abre o "The Chopra Center For Well Being", onde desenvolve os seus próprios programas e cursos para o desenvolvimento pessoal.

Deepak Chopra é autor de mais de 25 livros de auto-ajuda, traduzidos em 35 línguas, tais como "A Cura Quântica", "As Sete Leis Espirituais Do Sucesso", "Criando Saúde", incluíndo cinco programas para a televisão pública dos EUA e proponente de outras idéias místicas. Sua proposta de auto-ajuda é centrada na afirmação com pretensão de profundidade de que "se compreendermos a nossa verdadeira natureza e soubermos viver em harmonia com as leis naturais, a sensação de bem-estar, de entusiasmo pela vida e a abundância material surgirão facilmente".

Em 1999, a revista Time incluía-o na sua lista das 100 personalidades do século, chamando-lhe "poeta e profeta das medicinas alternativas".

Fonte: Google


Siga essa ideia!


QUEM LER, VIVE MAIS!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Indicação de leitura


O que é Linguagem do Corpo?

É um mecanismo de defesa do Inconsciente, de forma não verbal. As doenças e o formato do corpo revelam a história de vida de cada pessoa, quando observamos o funcionamento dos órgãos internos e o desenho do corpo e do rosto, analisamos seu caráter, suas tendências seus medos, vinganças, tristezas e alegrias. Esse conhecimento é uma ciência milenar dos povos Egípcios onde os sumo sacerdotes diagnosticavam problemas físicos, mentais, psicológicos e espirituais das pessoas, para leva - lá a cura através do auto conhecimento.


As guerras políticas e religiosas tentaram eliminar esse conhecimento das escolas e dos hospitais, e das famílias, mas empiricamente o conhecimento se propagou.

O homem adoece porque desconhece que é responsável pelo seu destino. A doença é uma forma primária de expressão do que o indivíduo sente e pensa e uma forma de comunicação para aqueles que desconheçam o poder da auto-estima e do perdão. Quando se compreende o motivo alheio, o perdão é inevitável. O verdadeiro perdão cura o corpo e o destino como se fosse um passe de mágica. A linguagem do corpo só revela para o consciente aquilo que o inconsciente esconde atrás de nossa ignorância.


Linguagem do Corpo nasceu da minha busca do autoconhecimento para que eu não me destruísse; o amor que gerei em meu coração me levou até os templos orientais, e depois para a faculdade de psicologia, onde pude conhecer mais sobre a mente e o corpo através da psicanálise. Linguagem do Corpo é resultado de mais de 20 anos de trabalho, observação e percepção.


www.linguagemdocorpo.com.br

Sentindo!



Na madrugada anterior, no meio do caminho indo para o banheiro em casa, fui acometido por uma silhueta sensual, excitante, que provocou meu libido. Volto para a cama com ela despindo-me dos pés a cabeça, enrolando-se comigo nos meus lencóis suados e aos seus sinais convenientes, ela pede melosamente para ser apalpada, cheirada, agarrada devoradamente como se não houvesse outro dia.

Buscar um clique perfeito pode ser a grande meta de um fotógrafo, mas caminhar o caminho com minúcias em cada passo e dividir o ensinamento experimentando sorrisos e tristezas, pode ser também a grande fotografia da vida.

Texto: Hernany Fedasi

segunda-feira, 25 de julho de 2011

O Homem e o Hábito da Leitura


É do conhecimento de todos nós que a leitura é o pão do espírito, da inteligência e da criatividade, por isso quem ou adquiri esse hábito, tem mais facilidade de pensar, avaliar e superar as dificuldades que vão surgindo.

Por outro lado, quem não le, tem dificuldade até de pensar e por iso se orienta mais pela emoção que é parenta do instinto.

Então vamos divulgar de todas as formas que o ideal será ler tudo quanto seja possíve de livros, revistas e jornais sobre todos os assuntos.


sexta-feira, 15 de julho de 2011

Salvador Dalí - Suas obras









Fonte: Google

Salvador Dalí - Mestre da arte surrealista


Quem foi

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech nasceu em 11 de maio de 1904, na cidade espanhola de Figueres (Catalunha). Foi um dos mais importantes artistas plásticos (pintor e escultor) surrealistas da Espanha.


Vida do artista, fases e estilo

Desde a infância, Dalí demonstrou interesse pelas artes plásticas. No ano de 1921, entrou para a Escola de Belas Artes de São Fernando, localizada na cidade de Madri. Porém, em 1926, foi expulso desta instituição, pois afirmava que ninguém era suficientemente competente para o avaliar.

Nesta fase da vida, conviveu com vários cineastas, artistas e escritores famosos, tais como: Luis Bruñel, Rafael Alberti e Frederico Garcia Lorca.

Em 1929, viajou para Paris e conheceu Pablo Picasso, artista que muito influenciou a produção artística de Dalí. No ano seguinte, começou a fazer parte do movimento artístico conhecido como surrealismo.

A década de 1930 foi um período de grande produção artística de Dali. Nesta fase, o artista representava imagens do cotidiano de uma forma inesperada e surpreendente. As cores vivas, a luminosidade e o brilho também marcaram o estilo artístico de Dali. Os trabalhos psicológicos de Freud influenciaram muito o artista neste período É desta fase uma de suas obras mais conhecidas “A persistência da Memória”, que mostra um relógio derretendo.

Em 1934, Dali casou-se com uma imigrante russa chamada Elena Ivanovna Diakonova, conhecida como Gala.

Em 1939, foi expulso do movimento surrealista por motivos políticos. Grande parte dos artistas surrealistas eram marxistas e justificaram a expulsão de Dalí, alegando que o artista era muito comercial.

Em 1942, Dali e sua esposa foram morar nos Estados Unidos, país em que permaneceu até 1948. Voltou para a Catalunha em 1949, onde viveu até o final de sua vida.

Em 1960, Dali colocou em prática um grande projeto: o Teatro-Museo Gala Salvador Dali, em sua terra natal, que reuniu grande parte de suas obras.

Em 1982, com a morte de sua esposa Gala, Dali entrou numa fase de grande tristeza e depressão. Parou de produzir e se recusava a fazer as refeições diárias. Ficou desidratado e teve que ser alimentado por sonda. Em 1984, tentou o suicídio ao colocar fogo em seu quarto. Passou a receber o cuidado e atenção de seus amigos.

Dali morreu na cidade de Figueres, em 23 de janeiro de 1989, de pneumonia e parada cardíaca.


Principais obras de Salvador Dalí:

1922 - Cabaret Scene e Night Walking Dreams
1925 - Large Harlequin and Small Bottle of Rum
1926 - Basket of Bread e Girl from Figueres
1927 - Composition With Three Figures e Than Blood
1929 - O Grande Masturbador
1929 - Os Primeiros Dias da Primavera
1931 - A Persistência da Memória
1931 - A Velhice de Guilherme Tell
1932 - O Espectro do Sex Appeal,
1932 - O Nascimento dos Desejos Líquidos
1932 - Pão-antropomorfo catalão
1933 - Gala Com Duas Costeletas de Carneiro em Equilíbrio Sobre o Seu Ombro
1936 - Canibalismo de Outono
1936 - Construção Mole com Feijões Cozidos
1938 - España 1938
1937 - Metamorfose de Narciso
1937 - Girafa em Chamas
1940 - A Face da Guerra
1943 - Poesia das Américas
1944 - Galarina e Sonho Causado Pelo Voo de uma Abelha ao Redor de Uma Romã um Segundo Antes de Acordar
1945 - A Cesta do Pão
1946 - A Tentação de Santo Antônio
1949 - Leda Atômica
1949 - Madona de Portlligat.
1951 - Cristo de São João da Cruz
1954 - Crucificação ("Corpus Hypercubus")
1956 - Natureza-Morta Viva
1958 - Rosa Meditativa
1959 - A Descoberta da América por Cristóvão Colombo
1970 - Toureiro Alucinógeno
1972 - La Toile Daligram
1976 - Gala Contemplando o Mar
1983 - The Swallow's Tail.


Fonte: Google


Fernando Pessoa



Ser feliz é encontrar força no perdão, esperanças nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. É agradecer a Deus a cada minuto pelo milagre da vida.


Ser feliz é deixar de ser vitima dos problemas e se tornar um autor da propia histórie. É saber falar de si mesmo. É não ter medo dos propios sentimento…


"E a minha alma alegra-se com seu sorriso, um sorriso amplo e humano, como o aplauso de uma multidão"


quinta-feira, 14 de julho de 2011

Leia sem parar!









Viajar pela leitura

Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!

Clarice Pacheco

quinta-feira, 7 de julho de 2011