terça-feira, 30 de junho de 2009

Mistura salutar

DJ das palavras
Paulo Scott, ex-professor de direito econômico e tributário, surfista, skatista e velejador se tornou um dos principais agitadores culturais da atualidade
Inquietação talvez seja a palavra que melhor define o escritor Paulo Scott. Inquietação, que rima com realização. Seus projetos misturam literatura com as artes, como imagens, desenhos e muita, mas muita música. Autor de cinco livros publicados, seu caminho começou a mudar em 2002, quando criou o Póquet, em Porto Alegre, um evento em que promovia novos escritores que tocavam e músicos que escreviam. Esses saraus modernos viraram anos depois o Primeiro Popular de Ruído e Literatura, um encontro que aconteceu em São Paulo com um formato de jam session em que dois escritores sobem ao palco para fazer leituras de seus textos regadas a muito som. “É uma espécie de exorcismo do próprio texto para mostrar ao público que a literatura não é inatingível”, diz ele, que agora investe esforços no espetáculo Orquestra Literária em Concerto Literário para Voz e Base Eletrônica – isso, claro, sem contar com seus livros, peças e roteiros em andamento. A Orquestra mostra a colagem de poemas de diversos autores, inclusive dele próprio, que são mixados com samplers. “Faço com os textos aquilo que o DJ faz com o som”, afirma. Uma nova maneira de enxergar – e de sentir – a literatura.
Leandro Sarmatz, Mariana Sgarioni, Rafael Tonnon, Heitor e Silvia RealiVida Simples - 01/06/2009

Informação

Mar de informação
Revisteca Abril vai até de barco
A água foi o novo caminho percorrido pelo projeto Revisteca Abril. Um barco com as revistas da Editora circulou na Lagoa da Conceição, em Florianópolis (SC)

Depois de instalar uma Revisteca Abril em um ônibus itinerante - que circulou por diversas cidades brasileiras - a Dinap levou os títulos da Editora Abril a um barco. A Biblioteca Barca dos Livros foi resultado de uma parceria entre a Sociedade Amantes da Leitura, a Dinap e a Distribuidora Florianópolis de Publicações. Funcionando como uma biblioteca flutuante, ela circulou até o fim de maio na Lagoa da Conceição, em Florianópolis (SC). Em cada passeio - que durava cerca de uma hora - os tripulantes puderam ler livros e revistas enquanto apreciavam a vista do local.

Educação

Mais leitura para Curitiba
Revisteca Abril leva cultura, informação e hábito da leitura para cerca de cinco mil alunos do Colégio Estadual do Paraná
No final de outubro, foi lançado o segundo projeto Revisteca Abril em Curitiba. A iniciativa, que distribui exemplares de revistas e constrói espaços de leitura em bibliotecas de bairros carentes e escolas da rede pública de ensino, chegou ao Colégio Estadual do Paraná. A escola pública, que foi fundada em 1846, é uma das instituições de referência do estado.
Cerca de cinco mil alunos terão acesso ao acervo da Abril, que inclui as revistas Nova Escola, Revista da Semana, Viagem e Turismo, Exame, National Geographic e muitas outras.
O projeto foi viabilizado pela Ghignone Distribuidora, que representou a Dinap, a Distribuidora Nacional de Publicações do Grupo Abril. Participaram do lançamento alunos, professores, a diretora do colégio, Maria Madselva, e Filipe Ghignone, diretor comercial da distribuidora, que entregou a placa à escola.

Incentivo à leitura - Estado do Rio de Janeiro

Ciep Astrogildo Pereira participa do Programa de Incentivo à Leitura do Governo do Estado
Foi lançado oficialmente no dia 8 de julho, em todo o Estado do Rio, o projeto de Incentivo à Leitura, da Secretaria Estadual de Educação. Em Saquarema, o pólo escolhido foi o Ciep 258 – Astrogildo Pereira
Foi lançado oficialmente no dia 8 de julho, em todo o Estado do Rio, o projeto de Incentivo à Leitura, da Secretaria Estadual de Educação. Em Saquarema, o pólo escolhido foi o Ciep 258 – Astrogildo Pereira, que realizou em sua biblioteca um encontro artístico-literário com a presença da escritora Roseana Murray, que foi entrevistada por alunos do colégio (a entrevista será publicada na edição de agosto do jornal Poiésis – Literatura, Pensamento & Arte). O evento contou também com apresentações de teatro de bonecos (Felipe Cunha e Núbia de Lima), música (grupo de rap do Ciep 258, e a dupla Rafael e Robledo) e uma emocionante performance do ator e artista plástico Jorge Vale, que encenou um breve monólogo com texto de Caio Fernando Abreu. Também presentes, os poetas Camilo Mota e Jota de Jesus leram poemas de sua autoria e de Roseana Murray.
Em Saquarema, o programa de incentivo à leitura acontecerá regularmente a partir de agosto, na biblioteca do Ciep 258, em Bacaxá, sempre reunindo escritores e artistas das mais diversas áreas. A iniciativa faz parte do Programa Estadual de Leitura da Secretaria de Educação, que tem o apoio da Secretaria de Cultura. Em todo o Estado, 103 bibliotecas oferecerão uma programação cultural variada. Segundo o Secretário de Educação Cláudio Mendonça, “esse é um programa essencialmente de mobilização. À medida que realizamos um evento, despertamos no aluno o interesse em buscar na biblioteca o livro, o conhecimento, a pesquisa. Nós estamos fortalecendo o papel do livro e do escritor e, ainda, a função social da biblioteca”.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Cultura e Lazer


Poesias de Emmanuel Marinho ressurge com Pontos de Leitura

Nicanor Coelho, de Dourados

O poeta douradense Emmanuel Marinho um dos mais importantes artistas sul-mato-grossense chega à maturidade renovando o seu publico e mostrando que sua poesia está mais vibrante do que nunca.
Marinho que iniciou a carreira em meados da década de 1970 ainda na adolescência quando concebeu o primeiro poema “Índia Velha”, fez muito sucesso na geração de jovens que vivia sobre o clima criado pelo Governo Militares.
Com poemas panfletários e engajados, Emmanuel Marinho conquistou toda uma geração que hora está de barbas brancas e, alguns embalando seus netos. O poeta que defende a natureza, os índios; briga contra a corrupção e com os maus políticos demonstrou esta semana que continua “bom de briga” e provou que sua criação literária é prolífera e atualíssima.
Na manhã desta terça-feira, Emmanuel se apresentou para centenas de crianças da Escola Municipal Aurora Pedroso Camargo na periferia de Dourados e os pequenos foram ao deliria com suas rimas, sua sanfoninha de brinquedo e o jogo polifônico das palavras. Era a inauguração do Ponto de Leitura Luiz D`Ávila de Lima que passou a funcionar na escola, por intermédio de um projeto da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) com apoio da Prefeitura. Este é o segundo Ponto de Leitura a ser criado na cidade. O primeiro já funciona na Biblioteca Municipal Vicente de Carvalho da Praça do Hospital Evangélico.
Nestes pontos de leitura serão estimuladas a leitura e a escrita entre as crianças e adolescentes. As inscrições já estão abertas para as oficinas que serão desenvolvidas pelo poeta Marinho até o final do ano. O poeta também atua no Posto de Leitura da Praça do Evangélico e estará presente nos demais pontos que serão criados durante o decorrer do ano.
Depois que assumiu a coordenação de Cultura da UFGD, Emmanuel Marinho conseguiu novos espaços para os artistas locais e conseguiu colocar Dourados na rota dos mais importantes eventos culturais e artísticos do Mato Grosso do Sul. Para ele o Ponto de Leitura vai contribuir para uma partilha cultural entre o centro e a periferia.
Marinho disse que em 2008 foram criados Pontos de atividades de Leituras e Hip Hop na cidade de Dourados, além de oficinas para formação de professores e neste ano de 2009 novos Pontos de Leitura, Teatro, Dança, Hip Hop, Papel Artesanal, Tecelagem Indígena, entre outras atividades, educacionais e artísticas.

Pontos de Leitura - Ministério da Cultura




Pontos de Leitura 2008
MinC prorroga período de inscrições para a primeira edição do concurso
O Ministério da Cultura (MinC) prorrogou até o dia 24 de novembro o prazo para as inscrições no Concurso Pontos de Leitura 2008- Edição Machado de Assis, que tem como objetivo selecionar até 600 iniciativas culturais que incentivem ou fortaleçam a prática da leitura no país.
O novo prazo-limite foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 10 de novembro, por meio da Portaria n° 76, assinada pelo ministro Juca Ferreira. Todas as cidades brasileiras poderão participar do concurso, instituído no âmbito do Programa Mais Cultura, que integra a Agenda Social do Governo Federal.
As iniciativas inscritas deverão fortalecer, fomentar e estimular a leitura em diferentes locais, como, por exemplo, bibliotecas comunitárias, Pontos de Cultura, sindicatos, hospitais, presídios, associações comunitárias, residências e em vários outros lugares.
Podem se inscrever no concurso pessoas físicas ou jurídicas nacionais, públicas ou privadas, sem fins lucrativos, representantes de iniciativas voltadas para a promoção da leitura nas comunidades brasileiras, a democratização do acesso gratuito aos livros, gibis e outros materiais de leitura, e ainda outras características. Não poderão candidatar-se bibliotecas, escolas e universidades mantidas pelo poder público. Cada candidato pode participar com uma única iniciativa.
Premiação e inscrições
Cada projeto selecionado receberá um kit com, no mínimo, 500 livros, assim distribuídos: 50% de obras de ficção; 25% de não-ficção e 25% de referência. Além disso, farão parte do kit um computador e um mobiliário básico. Esse conjunto se destina à renovação de acervos bibliográficos e de equipamentos que promovam o uso cultural de computadores e Internet.
As inscrições são gratuitas e só podem ser feitas pelos Correios. Os envelopes deverão ser enviados preferencialmente via Sedex ou carta registrada e encaminhados para o seguinte endereço:
Concurso Pontos de Leitura 2008: Homenagem a Machado de AssisCaixa Postal n° 8614CEP 70312-970 - Brasília/DF
Os envelopes remetidos deverão conter a ficha de inscrição preenchida e com a assinatura do responsável pela iniciativa. Também precisam ser enviados os documentos listados na Portaria n° 60, de 23 de setembro de 2008, que instituiu o concurso, disponibilizada no nosso site desde o dia 25 de setembro, quando foi publicada no Diário Oficial.
É necessário que os candidatos façam a adesão à Rede Biblioteca Viva, cujos objetivos e conceitos podem ser lidos no Anexo C da Portaria n° 60.
Veja as portarias, os anexos e a cartilha do Concurso Pontos de Leitura.

Informações: (61) 3316-0620.
(Gláucia Ribeiro Lira - CGLL/MinC)

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Momentos de leitura









Fotos extraídas do site: www.ventoempopa.org.br







Livros distribuidos em junho

Título: Bezerra, Chico e Você
Autor: Francisco Cândido Xavier pelo espíritio de Bezerra de Mendes
Editora: Grupo Espíritia Emmanuel S/C

Título: Jorge Amado(Seleção de Textos)
Autor: Jorge Amado
Editora: Abril

Título: Água De Algodão
Autor: Romeu dos Santos Neto
Editora: MGM Gráfica

Título: O Texto
Autor: João Hilton Sayeg-Siqueira
Editora: Selinunte

Título: O Novo Estado Industrial
Autor: Jonh Gal braith
Livraria Pioneira Editora

Título: A Nova Geografia
Autores: Demétrio Magnoli e Regina Araújo
Editora: Moderna
Livros doados por Bóris - Belém -Pará

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Pontos para receber doações!

Pontos para doações de livros, gibis e revistas

Conjunto PAAR
Quadra 101, alameda Moju, n°16, esquina com a travessa Capanema, Bairro: Maguari
Contatos: Águeda Maria - Cel. 81137715 ou Hernany Fedasi - Cel. 88684361
E-mails: hferrerabr@yahoo.com.br - leiturademaoemmao@hotmail.com

Box dos incensos, vinis e livros usados
Rua Manoel Barata entre a rua Frutuoso Guimarães e 1° de março - Comércio - em frente o "Restaurante da Palmeira".
Contato: Flávio Lacerda